Médico de família: cuidado em todas as fases da vida

Médico de família: cuidado em todas as fases da vida

Na imagem vemos uma médica examinando um bebê, que sorri no momento da consulta.

A especialidade de medicina de família não é um conceito totalmente novo, ele teve início no Brasil em meados da década de 1970, muito pela necessidade de aperfeiçoamento do sistema de saúde, para suprir as carências da população nos níveis primários da atenção à saúde. Os dois conceitos, medicina de família e atenção primária à saúde estão interligados e são complementares. A atenção primária consiste em um modelo de assistência com base na promoção e proteção da saúde, no diagnóstico precoce, no acompanhamento da condição de saúde de cada indivíduo e na recuperação dos agravos à saúde. E a função do médico de família e da equipe de medicina de família é garantir que isso ocorra em todas as fases da vida do indivíduo, promovendo cuidado contínuo.

 

É com esta ideia de assistência à saúde e de coordenação do cuidado que a AsQ atua com as suas clínicas de Atenção Primária. Em suas Clínicas de APS, a AsQ atua com o médico de família sendo o médico de referência, que conhece e acompanha a condição de saúde do paciente na sua totalidade. Ou seja, o médico busca informações, não só, sobre a saúde física da pessoa, mas também sobre o seu ambiente social, laboral e sua saúde psicológica, o que traz conforto, segurança e estímulo para a qualidade de vida.

 

O atendimento nas clínicas de APS têm uma maior efetividade, quando comparado ao sistema tradicional, como ressalta o CEO da AsQ, André Machado Júnior, quando cita que “nossas clínicas são reconhecidas pela excelência no atendimento prestado, chegando a ter NPS de 92 pontos. Além disso, a assistência está baseada na integralidade do cuidado, o que tem garantido melhor desfecho e mais valor em saúde para as pessoas”.

 

Com este conceito, mais de 80% dos problemas de saúde são resolvidos na própria clínica. Com a figura do médico de família, há o acompanhamento integral de cada pessoa atendida, com histórico completo do paciente, reduzindo a quantidade de exames repetidos. Isso gera otimização de recursos para toda a cadeia produtiva de saúde.

Essa é a melhor forma de ser incansável por uma saúde melhor e de levar mais sustentabilidade para o setor de saúde suplementar.

Fontes:

Oliveira, V.G; Queiroz, F.N.; Araújo, B.P.; Menezes Silva, C.M.; Silva, F.D. Medicina de Família e Comunidade: breve histórico, desafios e perspectivas na visão de discentes de graduação, Rev Bras Med Fam Comunidade. Rio de Janeiro, 2014.

Campo, C.E.A. Os Princípios da Medicina de Família e Comunidade, Revista APS, v.8, n.2, p. 181-190, 2005.

https://saudebusiness.com/mercado/clinicas-de-aps-sao-inauguradas-em-joinville/
Acessado em 07/10/2020.

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/53096-medico-de-familia-aquele-que-cuida-de-todas-as-fases-da-vida
Acessado em 06/10/2020.

Compartilhe esse post!

Últimas postagens...

Siga-nos nas redes!