Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget.

242 Wythe Ave #4, Brooklyn, NY 11249
1-090-1197-9528
office@ourbusiness.com

ASQ

Educação e saúde para transformar a prática

Educação e saúde para transformar a prática

As áreas de saúde e educação estão em constante avanço. Podem trabalhar de forma conjunta por um melhor cuidado em saúde, transformando a prática pelo conhecimento. Uma boa estratégia pedagógica é aquela que observa as principais necessidades da atenção à saúde e na gestão. Assim, colaboram com o aperfeiçoamento e atualização dos profissionais para que possam prestar serviços com mais qualidade.

A Organização Panamericana de Saúde afirma que a educação continuada é um processo dinâmico de ensino e aprendizagem, que contribui para o crescimento ativo e permanente de todos os profissionais. Dessa forma, estes podem acompanhar as inovações tecnológicas e as tendências de mercado para atender sempre da melhor maneira possível, acompanhando o passo de desenvolvimento da área. A educação continuada é reconhecida há décadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma estratégia fundamental para a qualidade dos serviços de assistência à saúde.

Primeiramente os profissionais de saúde estejam conscientes da necessidade de adquirir novos conhecimentos, tanto para seu crescimento profissional quanto para melhorar a qualidade do cuidado que provê. Aqui na AsQ acreditamos no potencial que a educação tem para desenvolver pessoas, oferecer um atendimento cada vez mais centrado nas necessidades dos pacientes e a melhoria permanente do cuidado à saúde. Por isso, lançamos a AsQ Mind: ambiente de aprendizado que pretende transformar a prática dos profissionais de saúde por meio do conhecimento. 

Neste sentido, conversamos com Daniela Parizotto, gestora  na área de prevenção e promoção à saúde, atuando nos serviços de telemedicina, gestão de pacientes crônicos, gestão de casos, realizando a gestão e a implantação de serviços de medicina preventiva. Ela é uma das professoras do curso de Telemedicina da AsQ Mind.

A importância da educação para profissionais de saúde

Segundo Daniela, buscar conhecimento e estar atualizado são condutas essenciais aos profissionais da saúde. “Estudos são publicados todos os dias, com novos protocolos e diretrizes. Buscar as melhores práticas fazem toda a diferença no tratamento de paciente, na tomada de decisões, nas atividades diárias desses profissionais” afirma.

Além de contribuir para que o cuidado em saúde se dê da melhor forma, estar atualizado contribui para a gestão de risco para o paciente. Assim como evita que o profissional e suas práticas se tornem obsoletos. Do mesmo modo, Daniela enumera que existem também riscos para a carreira dos profissionais que não buscam novos conhecimentos: “os riscos para a carreira podem estar relacionados às consequências negativas resultantes de condutas equivocadas ou ultrapassadas, a falta de confiança dos pacientes atendidos, a perda de pacientes e espaço na área de atuação, entre outros”. 

Educação transforma a prática e gera oportunidades profissionais 

Depois da graduação, Daniela continuou estudando. Concluiu mestrado e doutorado, entre outras qualificações. Para ela, o conhecimento é um diferencial na carreira de um profissional e está diretamente relacionado a um caminho bem-sucedido: “os benefícios [da educação em saúde] estão vinculados ao crescimento profissional, abrindo possibilidades de novas experiências, possibilitando superioridades em oportunidades de emprego, além de ser tornar um profissional de referência passando confiança às pessoas atendidas e aos colegas de profissão”, analisa.

Nesse sentido, além de um campo que permite transformações técnicas, a educação para profissionais de saúde permite transformações na vida e na carreira. Conhecimento, práticas e reflexões de saúde facilitam o aperfeiçoamento e a eficiência. Paralelamente, são essenciais tanto para aqueles que buscam inserção no mercado de trabalho, mudança de área ou apenas crescer profissionalmente onde já estão.

Novas práticas pedem novas formas de qualificação

A tecnologia e a inovação têm impulsionado mudanças no cuidado em saúde e é importante que os profissionais se mantenham atualizados. Ou seja, novos temas que tradicionalmente não faziam parte das grades curriculares dos profissionais que estão no mercado hoje estão em destaque. Para preencher esse gap, Daniela aposta no potencial dos cursos complementares, como os oferecidos pela AsQ Mind. 

“Por mais que não tenhamos alguns temas na nossa grade curricular, os cursos complementares podem nos auxiliar na atualização profissional”, aposta. Para a gestora, um dos temas que pode servir como exemplo é justamente a telemedicina: “A telemedicina está diretamente relacionada à evolução da tecnologia, e com o avanço cada vez mais acelerado das inovações no mundo, atualizações constantes são necessárias para que possamos acompanhar o mercado”.

Os diferenciais da AsQ Mind

Como profissional da área, Daniela acredita que o grande diferencial da AsQ Mind é o foco na aplicabilidade do conteúdo. “Os cursos iniciam com o conhecimento básico, o embasamento teórico e evoluem para o ‘como fazer’. Despertar o interesse do aluno através da aplicação prática na área da saúde. Os professores possuem o conhecimento do conteúdo e a vivência profissional. Por isso, são capazes de reportar os desafios, oportunidades e os melhores caminhos a serem trilhados”, explica.  

Ficou interessado na proposta? No dia 13 de julho, às 10h, acontece um evento online de lançamento da AsQ Mind com o tema “Educação X Saúde”. Está confirmada a palestra magna de José Felipe Carneiro, palestrante e empreendedor, Painel com Rodrigo Vilar, CEO da Iniciativa FIS – maior ecossistema de lideranças da saúde da América Latina – Cinthia Sampaio Cristo – Diretora de Pós Graduação e Educação Continuada na Inspirali, André Machado Júnior, CEO da AsQ, e Cláudia Conserva, diretora da Gente e Gestão da AsQ.

Faça sua inscrição gratuita aqui.

Clique aqui para conhecer a AsQ Mind - transforme a prática pelo conhecimento - Cursos para profissionais de saúde

Post a Comment