APS Virtual: Cuidados primários sem sair de casa

APS Virtual: Cuidados primários sem sair de casa

Atenção primária à saúde virtual - APS Virtual AsQ

A nova solução da AsQ, a APS Virtual, foi destaque no especial de 35 anos, do Diário Catarinense, veículo de imprensa da NSC. Foi publicada uma notícia que explica como os avanços da telemedicina permitiram que o atendimento primário virtual libere o paciente da necessidade de se deslocar. Assim, são evitadas possíveis contaminações.

A reportagem contextualiza que os cuidados primários são a entrada preferencial das pessoas nos sistemas de saúde. Os serviços auxiliam as pessoas a permanecerem saudáveis, privilegia o diagnóstico precoce e minimiza o agravamento de doenças. Por oferecer um atendimento preventivo e contínuo de forma integrada, ajuda a reduzir as complicações na vida do paciente.

APS na Saúde Suplementar

O texto traz informações da Organização Pan-Americana da Saúde, vinculada à Organização Mundial de Saúde. Segundo os dados, a Atenção Primária à Saúde (APS), pode atender de 80 a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo da vida, pois oferece atendimento abrangente, acessível e baseado na comunidade.

Apresenta como benefícios da APS a redução de custos e de desperdícios para toda a cadeia de saúde. Tanto que a Agência Nacional de Saúde Suplementar lançou um projeto para fomentar a atenção primária para que as operadoras de planos de saúde possam melhorar a qualidade do cuidado aos pacientes com esta modalidade de cuidado.

Aceleração digital sem perder de vista a qualidade do cuidado

Aceleração digital é um dos temas abordados na notícia. Isso porque a pandemia e a preocupação com distanciamento social mudou o comportamento das pessoas, que passaram a evitar as consultas e atendimentos de rotina presenciais. Por isso, a solução de APS Virtual desenvolvida pela AsQ se tornou essencial.

Para além de reduzir os riscos de contaminação, o Diário Catarinense explica que a ferramenta também realiza a coordenação de cuidado e agrega os demais atributos da APS. Tem destaque a atuação do médico de família, profissional que conhece bem cada um de seus pacientes e garante um cuidado diferenciado. Conforme os riscos são mapeados, metas são pactuadas e uma equipe multidisciplinar apresenta os próximos passos. Quando necessário os beneficiários também podem ser encaminhados para a rede parceira de especialistas.

Sobre nós

Hoje, a AsQ monitora 33 mil pessoas com doenças crônicas e são mais de 2.900 pacientes cuidados em hospitais mensalmente, por meio da Gestão dos Pacientes Internados. Isso facilita a otimização de recursos das operadoras de saúde, pois mais de 80% dos casos são resolvidos nas Clínicas de APS, com a equipe de saúde da família. Assim, menos de 20% dos casos precisam de agendamentos nos serviços especializados de outros níveis do sistema de saúde.

Para ler a matéria completa, basta acessar este link.

Compartilhe esse post!

Últimas postagens...

Siga-nos nas redes!