Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget.

242 Wythe Ave #4, Brooklyn, NY 11249
1-090-1197-9528
office@ourbusiness.com

ASQ

Na imagem, vemos uma profissional de saúde ao lado de uma paciente idosa.

AsQMoveOn:confira tudo sobre coordenação do cuidado

A coordenação do cuidado engloba a articulação entre diferentes serviços e níveis de saúde, que apresentam o objetivo comum de garantir uma boa atenção em saúde, ao mesmo tempo em que compartilham informações. Sem a coordenação, centrada na Atenção Primária à Saúde (APS), os demais atributos essenciais da APS: acessibilidade; integralidade e longitudinalidade, perderiam suas funções e efetividade. Por isso, é tão importante o compartilhamento de informações entre os níveis de atenção e profissionais envolvidos no cuidado da população. Outro ponto indispensável, é o papel do navegador, que direciona e guia os pacientes, familiares e cuidadores para a tomada de decisão em conjunto com a equipe multidisciplinar. São esses profissionais que supervisionam todo o processo de tratamento, empoderam os pacientes, fornecem informações e suporte, atuando como elo de ligação entre pacientes e a equipe de saúde.

Troca de experiências

E foi com o tema: Coordenação do cuidado e navegação em saúde – os impactos no cotidiano e no meio empresarial, que realizamos a 5ª edição do AsQMoveOn. O evento, que ocorreu na última noite, contou com a presença de Cláudia Conserva, diretora de gente e gestão na AsQ; Dr. Leonardo Mendonça, gerente médico de saúde e qualidade de vida do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Dr. João Franzoni, médico especialista em medicina de família e comunidade e Luciana Coelho, coordenadora das Clínicas de APS da AsQ. Durante o evento, os participantes trocaram experiências sobre o assunto, enriquecendo o debate, como foi o caso do Dr. Leonardo, que contou um pouco sobre a experiência do Hospital Oswaldo Cruz com a coordenação, diante da pandemia, onde foi possível saber a linha do cuidado de cada pessoa e os passos percorridos, se utilizou ou não o pronto-socorro, por exemplo. O gerente comentou ainda sobre o quanto a adesão à telemedicina tem sido boa, inclusive, os pacientes a enxergam da mesma maneira que a consulta presencial. No comando da diretoria de gente e gestão da AsQ, Cláudia também entende a importância da telemedicina e diz que a solução traz tranquilidade para a empresa, ao saber que seus colaboradores continuam sendo bem atendidos, mesmo diante de uma pandemia.

A importância da coordenação dentro da APS

Para o Dr. João, a coordenação é imprescindível para que a APS atue em toda sua plenitude, pois mesmo que o paciente seja encaminhado ao especialista, ele não perde o vínculo com a equipe de saúde que realiza o seu cuidado. João enfatiza que o paciente não é apenas um órgão, ele tem família, trabalho e todos esses aspectos precisam estar relacionados ao cuidado daquela pessoa. Luciana ressaltou a importância do trabalho em equipe. Na AsQ, ela contou que são realizadas reuniões nucleares com o objetivo de discutir os casos complexos, mas estes casos não se restringem às pessoas com doenças crônicas descompensadas, envolvem, por exemplo, pessoas com dificuldade em aderir ao plano proposto pela equipe cuidadora.

Com a troca de ideias, foi possível compreender que a coordenação do cuidado auxilia na qualidade assistencial e também na sustentabilidade dos planos de saúde e empresas que ofertam o benefício da saúde aos seus beneficiários. É que com a coordenação, o paciente não realiza procedimentos desnecessários, que podem gerar riscos para sua saúde. Além disso, ao evitar excesso de exames, contribui-se para a otimização de recursos, trazendo sustentabilidade para todos os envolvidos.

Fique atento em @asqnasredes e tenha informações sobre todos os nossos eventos e conteúdos que disponibilizamos diariamente!


Post a Comment